Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa do bem que, apesar dos erros e acertos, ainda quer dar o melhor de si. Somos passíveis de errar mas, perssigo um ideal sincero: o de poder, a cada momento, aprimorar um pouco mais a essência de minh'alma Tento fazer e dar o melhor de mim a cada oportunidade que a vida oferece...Assim, acredito que, por menor que seja cada contribuição para com meus próximos, para com a humanidade e para com o planeta, sentir-me-ei cada vez mais feliz. Sou membro e discípula da Nova Acróple - Filial Belém - no curso de Filosofia À Maneira Clássica,uma das fontes para minha realização,harmonia e felicidade dentro deste maravilhoso UNIVERSO.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Obesidade Infantil

   



Obesidade infantil, uma verdadeira pandemia em alguns países ricos, preocupa pais e educadores. Um estudo inglês investiga se morar perto de cadeias de alimentação do tipo "fast food" aumenta o risco de obesidade infantil
    Você permite que seu filho coma em "fast foods" com que frequência?  Clique aqui para votar 
    Escute o aúdio abaixo ou leia o texto na íntegra
 
  
           O problema preocupar os pais e principalmente das mães que, em geral, cuidam mais diretamente dos filhos: a obesidade infantil que, há algumas décadas, afeta não só as crianças de países ricos, mas dos países em desenvolvimento também. E o problema não é simples já que envolve causas diversas; genéticas, atividade física e dieta. E falando de dieta é impossível deixar de pensar no impacto das cadeias de "fast food" nos hábitos alimentares dos nossos filhos. Será que morar perto de um "fast food "aumenta o risco da criança ser obesa?. Vejamos qual foi a conclusão de um estudo inglês, na cidade de Leeds, com dados de mais de 33 mil crianças, com idades entre 3 e 14 anos de idade.
          Os pesquisadores realizaram um estudo denominado ecológico, onde dados antropométricos, tais como peso e altura, da criança foram cruzados com número, localização e até distância da residência dos "fast foods" de determinadas áreas geográficas da cidade. A residência da criança foi obtida por meio do código postal do cadastro de registro. E assim era possível checar a relação entre sobrepeso e obesidade com número e distância dos "fast foods". Conclusão: quanto maior o número de "fast foods" na região geográfica maior o risco da criança apresentar sobrepeso e obesidade. Isto, no entanto, não ocorreu quanto se usou o critério distãncia da habitação com o "fast  food".
          O resultado não surpreende, mas ajuda a pensar nesta pandemia que é a obesidade infantil, que neste caso em questão atingia 12% das crianças inglesas. Pior ainda, o estudo mostrou também que havia mais "fast foods" em áreas pobres do que áreas mais ricas da cidade. Embora o tipo de estudo não permita uma análise individual de cada criança, nem controla outros fatores de risco para a obesidade infantil, ele chama a atenção dos pais que estão preocupados com o tema. Então, se o seu filho está fora do peso além de limitar o uso de computador e televisão e colocá-lo para fazer ginástica, pode ser interessante morar longe de um MacDonalds  (Fraser & Edwards. The  association between the geography of fast food outlets and childhood obesity rates in Leeds, UK Health & Place 16 (2010) 1124–1128)


- Escrito por Dr. Alexandre Faisal - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário