Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa do bem que, apesar dos erros e acertos, ainda quer dar o melhor de si. Somos passíveis de errar mas, perssigo um ideal sincero: o de poder, a cada momento, aprimorar um pouco mais a essência de minh'alma Tento fazer e dar o melhor de mim a cada oportunidade que a vida oferece...Assim, acredito que, por menor que seja cada contribuição para com meus próximos, para com a humanidade e para com o planeta, sentir-me-ei cada vez mais feliz. Sou membro e discípula da Nova Acróple - Filial Belém - no curso de Filosofia À Maneira Clássica,uma das fontes para minha realização,harmonia e felicidade dentro deste maravilhoso UNIVERSO.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

HUMOR FILOSÓFICO - Heidegger e um Hipopótamo...


Heidegger e um Hipopótamo Chegam Às Portas Do Paraíso
Thomas Cathcart & Daniel Klein
tr. Isabel Veríssimo, D. Quixote, 2010.

Citações da contracapa:

«Vive de forma a que o teu maior desejo seja viver outra vez, pois, quer queiras quer não, viverás novamente!» (Friedrich Nietzsche)
«Óptimo. Isso significa que terei de aguentar a patinagem no gelo outra vez.» (Woddy Allen)

«Só há um problema filosófico verdadeiramente sério: é o suicídio.» (Albert Camus)
«O suicídio é a nossa maneira de dizer a Deus 'Não me podes despedir, eu desisto!'» (Bill Maher)

Tratar de coisas sérias a brincar não agrada a todos. A filosofia também não! Tratar do problema do sentido da vida usando o método destes dois autores não é certamente consensual. Mas é divertido. Aliás, o próprio título alude à anedota final que demonstra a plena consciência dos autores sobre este desconforto.

«Heidegger e um hipopótamo chegam às portas do paraíso e S Pedro diz:
- Escutem, hoje só temos espaço para mais um. Por isso aquele que me der a melhor resposta à pergunta «Qual é o sentido da vida?» é que entra.
Heidegger responde:
- Pensar explicitamente no Ser em si mesmo requer o menosprezo pelo Ser, na medida em que está apenas fundamentado e interpretado em termos de seres e para seres como seu fundamento, como em toda a metafísica.
E antes de o hipopótamo poder grunhir uma palavra, S. Pedro volta-se para ele e diz:
- Hoje é o teu dia de sorte, hipopótamo!»

Nenhum comentário:

Postar um comentário