Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa do bem que, apesar dos erros e acertos, ainda quer dar o melhor de si. Somos passíveis de errar mas, perssigo um ideal sincero: o de poder, a cada momento, aprimorar um pouco mais a essência de minh'alma Tento fazer e dar o melhor de mim a cada oportunidade que a vida oferece...Assim, acredito que, por menor que seja cada contribuição para com meus próximos, para com a humanidade e para com o planeta, sentir-me-ei cada vez mais feliz. Sou membro e discípula da Nova Acróple - Filial Belém - no curso de Filosofia À Maneira Clássica,uma das fontes para minha realização,harmonia e felicidade dentro deste maravilhoso UNIVERSO.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Reiki e Acupuntura: Experiências Científicas Atuais

reiki em animais de laboratório
 
Mais um motivo de comemoração para as Terapias Holísticas.
Foi publicado um artigo muito interessante na revista Galileu sobre duas experiências envolvendo a Acupuntura e o Reiki feitas por universidades que comprovam, mais uma vez, os efeitos benéficos das técnicas.
O aumento do interesse de pesquisadores pelo tema é justificável, e corresponde ao aumento da procura das técnicas alternativas pelo público, que estão se tornando cada vez mais comuns inclusive no SUS, como havíamos mostrado em outro artigo recente que pode ser consultado no link abaixo:
O estudo sobre Acupuntura, conduzida por pesquisadores da Universidade de Rochester e publicada na Nature Neurocience em 30 de Maio, conclui mais uma vez pela liberação de endorfinas como possível explicação dos fenômenos observados durante as sessões. Uma explicação bastante reducionista que mais suscita do que responde perguntas, porém mesmo assim muito importante por tratar-se de um fenômeno reproduzível em laboratório.
Creio que a parte mais interessante é justamente a pesquisa que trata do Reiki, técnica japonesa de cura através da imposição das mãos, já que a Acupuntura possui farto material comprobatório.
Esta foi conduzida na Universidade de São Paulo pelo Psicobiólogo Ricardo Monezi em um grupo de 60 ratos com câncer, por quê ratos?
Segundo Monezi:


“O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”.
Foram utilizados 60 ratos divididos em 3 grupos de 20, um dos grupos foi tratado com Reiki, o segundo não recebeu qualquer tratamento e um terceiro grupo recebeu uma imposição de luvas em braços de madeira, uma ideia que eu achei muito interessante. O grupo que recebeu Reiki demonstrou o dobro da capacidade de reconhecer e destruir células anômalas.
Enfim, tudo que já sabíamos, mas como tem carimbo acadêmico alguns levarão mais a sério, já os céticos aguerridos com certeza encontrarão outros motivos para continuarem duvidando.


by Sérgio Nogueira on julho 17, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário