Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa do bem que, apesar dos erros e acertos, ainda quer dar o melhor de si. Somos passíveis de errar mas, perssigo um ideal sincero: o de poder, a cada momento, aprimorar um pouco mais a essência de minh'alma Tento fazer e dar o melhor de mim a cada oportunidade que a vida oferece...Assim, acredito que, por menor que seja cada contribuição para com meus próximos, para com a humanidade e para com o planeta, sentir-me-ei cada vez mais feliz. Sou membro e discípula da Nova Acróple - Filial Belém - no curso de Filosofia À Maneira Clássica,uma das fontes para minha realização,harmonia e felicidade dentro deste maravilhoso UNIVERSO.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como Fazer Uma Flor De Lótus De Origami

Meditação Reduz O Impacto Emocional Da Dor

Dor menos desagradável


Pessoas que meditam regularmente têm uma sensação menos desagradável da dor porque seus cérebros antecipam menos a dor, o que diminui seu impacto emocional.

Depois de avaliar voluntários com vários graus de experiência com a meditação, de praticantes iniciantes até mestres com décadas de meditação, cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, descobriram que os meditadores mais avançados alcançam um nível suficiente para sofrer menos com a dor.

"Os resultados do estudo confirmam nossa suspeita de que a meditação pode afetar o cérebro. A meditação treina o cérebro para ter mais foco no presente e, com isso, gasta menos tempo antecipando futuros eventos negativos. Pode ser por isso que a meditação é eficaz em reduzir a recorrência da depressão, que torna a dor crônica consideravelmente pior," explica o Dr. Brown.

Meditação vista pela ciência

"A meditação está se tornando cada vez mais popular como uma forma de tratar doenças crônicas, tais como a dor causada pela artrite," diz o Dr. Christopher Brown, que conduziu a pesquisa.

"Recentemente, uma instituição de caridade de saúde mental pediu que a meditação torne-se disponível rotineiramente [no sistema de saúde] para tratar a depressão, que ocorre em até 50% das pessoas com dor crônica. Entretanto, os cientistas só agora começam a analisar a forma como a meditação pode reduzir o impacto emocional da dor," conta ele.

O estudo, que será publicado na revista médica Pain, descobriu que determinadas áreas do cérebro ficam menos ativas quando os meditadores antecipam a dor que, durante o experimento, era induzida por um pequeno laser.

Aqueles com mais experiência de meditação - até 35 anos de prática - apresentaram a menor expectativa da dor, o que levou que relatassem uma menor intensidade dessa dor.

Como a meditação modifica o cérebro

O estudo também revelou que pessoas que meditam apresentam uma atividade incomum no córtex pré-frontal durante a antecipação da dor, uma região do cérebro conhecida por estar envolvida no controle da atenção e com os processos de pensamento quando a pessoa se depara com ameaças potenciais.

Os resultados deverão incentivar novas pesquisas sobre como o cérebro é modificado pela prática da meditação.

"Embora tenhamos descoberto que os meditadores antecipam menos a dor e acham a dor menos desagradável, não está claro como exatamente o tempo de meditação muda as funções cerebrais para produzir esses efeitos," conclui o pesquisador.


 - Diário da Saúde - http://www.diariodasaude.com.br/ -

A Linguagem Do Silêncio


"Quando você começa a se sentir mais próximo de alguém surge uma intimidade, então até mesmo uma simples palavra que pronuncie é importante. Então você não pode brincar com as palavras com tanta facilidade, porque agora tudo tem significado.Portanto, haverá lacunas de silêncio. A princípio você se sentirá estranho, porque não está acostumado ao silêncio. Você acha que deve dizer algo; do contrário, o que o outro irá pensar?

Sempre que você se aproxima de alguém, sempre que há algum tipo de amor, o silêncio vem e não há nada a dizer.

Na verdade, não há nada a dizer — não há nada. Com um estranho, há muito a dizer; com os amigos, nada a dizer. E o silêncio se torna pesado porque você não está acostumado com ele.Você não sabe o que é a música do silêncio. Você só conhece uma maneira de se comunicar, e essa é verbal, por intermédio da mente. Você não sabe como se comunicar por intermédio do coração, coração a coração, em silêncio.

Você não sabe como se comunicar apenas estando ali presente, por intermédio da sua presença. Você está evoluindo, e os padrões antigos de comunicação estão ficando insuficientes. Você terá de desenvolver novos padrões de comunicação não-verbal.
Quanto mais alguém amadurece, mais necessária é a comunicação não-verbal. A linguagem é necessária porque não sabemos como nos comunicar. Quando sabemos como fazê-lo, pouco a pouco, a linguagem não é necessária.
A linguagem é apenas um meio muito primário. O meio verdadeiro é o silêncio.(...)

Quanto mais você medita, mais você ama e mais se relaciona. E, por fim, chega o momento em que apenas o silêncio convém.
Assim, da próxima vez em que estiver com alguém e não estiver se comunicando com palavras, e sentir-se pouco à vontade, fique feliz. Mantenha o silêncio e deixe que o silêncio estabeleça a comunicação.

A linguagem é necessária para aproximar pessoas com quem você não tem um relacionamento amoroso. A não-linguagem é necessária para pessoas com quem você tem um relacionamento amoroso. É preciso tornar-se inocente outra vez como uma criança, e calado.

Os gestos sairão — às vezes vocês sorriem e dão-se as mãos, ou às vezes vocês apenas ficam em silêncio, olhando um nos olhos do outro, sem fazer nada, só estando ali, presentes. As presenças se encontram e se fundem, e algo acontece que só vocês sabem. Só vocês, com quem está acontecendo — ninguém mais vai saber, tal a profundidade em que acontece.
Aproveite esse silêncio; sinta-o, prove-o e saboreie-o.
Logo você vai ver que ele tem a sua própria comunicação; que ela é maior, mais elevada, mais secreta e mais profunda.
E que a comunicação é sagrada; há uma pureza em torno dela."
 
 - Osho, em Intimidade: Como confiar em si mesmo e nos outros.-
                                                                                 
Mais do que todas as coisas, eu guardo no coração esse amor que me faz
viver uma vida sem limites neste mundo.
Ele é como o lótus que vive na água e floresce na água
e ainda assim a água não pode tocar suas pétalas,
elas abrem além de seu alcance.
É como uma mulher que entra no fogo sob as ordens do amor.
Ela queima e deixa os outros sofrerem, mas nunca desonra o amor.
Este oceano do mundo é difícil de atravessar: suas águas são muito
profundas. Kabir diz: "Ouça-me, ó Sadhu, poucos são os que
chegaram ao fim dele. "
A arte que os amigos fazem

- Vanessa Leonardi -

A Felicidade Depende De Cada Um De Nós


"Que todos os seres sejam felizes.

Que todos estejam livres do sofrimento.

Que todos encontrem as verdadeiras causas da felicidade.

Que todos estejam livres das verdadeiras causas do sofrimento.

Que todos se libertem inteiramente dos seus carmas.

Que todos tenham lucidez instantânea a todo momento.

Que todos possam verdadeiramente beneficiar os seres.

Que todos encontrem nisso a felicidade."

                                                                                                                     - Lama Padma Samten -

"Confiai em Deus sobretudo nas maiores dificuldades. Confiai!!"


São Luis Scrosoppi






"Pois se vos habituardes a 'manter o Senhor perto de vós', Ele não vos faltará nunca. Ele vos ajudará em todas as vossas dificuldades. Estará convosco em toda parte."


Santa Teresa de Ávila

Desejos De Deus

Os mestres espirituais afirmam que Deus Se revela, Se dá à medida dos nossos desejos. Se desejamos muito, recebemos muito, pois Deus dá muito. Ele, o Pai, é sempre magnânimo quando encontra no coração do homem desejo de paz, amor, santidade, comunhão. (...) Não andes, como dizia S. João da Cruz, a comer do que não mata a fome,a beber do que não mata a sede. Ou pior ainda, como dizia o profeta,a beber da água lodosa, armazenada em cisternas rotas.(...) Deseja Deus, suspira por Ele,anseia por contemplá-lO, anseia por viveres em maior e mais plena comunhão com Ele. Esse desejo será ouvido por Deus,será escutado pelo Senhor. E Ele, no seu amor, dar-Se-á na medida dos teus desejos. Procura Deus,abre-te a Ele, anseia por Ele. Acalenta, alimenta o desejo do amor divino. Nem tu sonhas onde Ele te poderá conduzir, se desejares muito, com verdade e sinceridade. Alimenta no teu ser, no teu interior, esse desejo incessante de intimidade e de comunhão. E Deus, mais cedo ou mais tarde, virá ao te encontro, te encherá da sua presença, cumulará os teus desejos. Se desejas muito o teu Deus, já O vais possuindo à medida do teu desejo."

SE VOCÊ JULGAR OS OUTROS NÃO TERÁ TEMPO PARA AMÁ-LOS.



Madre Teresa de Calcutá

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Gentileza

                                                                            

Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração,
mil mãos virão naturalmente em seu auxílio.

Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração,
você terá mil mãos para auxiliar outros.


"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã."

 Psicografia de Francisco C.Xavier

Calmaria

Haverá um tempo de paz.
Não sei onde, não sei quando.
Tanto faz.
Mas haverá um tempo de paz.
Chegará talvez com o sol,
quem sabe com as estrelas,
Não sei. Tudo é capaz.
Sei que virá um tempo de paz.
E tudo o que hoje é promessa,
tudo o que se desfaz,
reuniremos no novo momento,
Que virá com um tempo de paz.
(Uti)

Respiração - Ótimo Para Meditar

O Ser

Para Descansar A Alma

Arranje um cantinho sossegado e uma almofada gostosa. Acenda um incenso de sândalo. Sente-se com as costas bem retas. Coloque as mãos sobre os joelhos, com as palmas para cima e balance o corpo lentamente da esquerda para a direita, de movimentos maiores a movimentos menores, como um pêndulo, até encontrar o centro de equilíbrio do corpo.


Pare aí. Inspire profundamente e solte o ar lenta e completamente pela boca. Relaxe os ombros. Inspire novamente e solte o ar pela boca. Então cerre os lábios, coloque a ponta da língua no céu da boca e respire pelas narinas. Mantenha os olhos entreabertos, apenas pousados a sua frente.

Ouça todos os sons. Sinta todas as fragrâncias. Perceba o ar, a temperatura em sua pele. Você está pensando? Ou não está pensando? Verifique sua postura. Costas eretas. Cabeça como se um fio puxasse para o céu. Pernas firmes pela força da gravidade. Não julgue. Nem certo nem errado, nem bonito nem feio. Seja. Apenas sentar. Intersendo com tudo que existe. Que bom estar viva. Este instante aqui e agora é o céu e a terra. Isso é tudo. Tudo é nada.
 
- Monja Coen -

Uma Força Poderosa


"Se estamos verdadeiramente comprometidos com a realização do nosso sonho,
descobriremos que existe uma força poderosa que está além de nós
e de nossa vontade consciente,
uma força que nos ajuda no caminho, alimentando nossa busca e transformação".


Autoria: Joseph Jaworski

Iluminação

Uma pessoa se torna iluminada quando é capaz de aceitar com gratidão, tudo que a vida traz. A primeira coisa é aceitar a vida como ela é. Ao aceitar isso, o desejo desaparece. Aceitando a vida como ela é, você começa a se sentir cheio de alegria, sem nenhum motivo aparente! Quando a alegria tem um motivo, ela não vai... durar muito. Quando a alegria vem sem razão, irá durar para semp

- Osho -

O Eu E A Garrafa Sem Fundo




Se o arqueiro atira uma flecha no vazio, em que ele vai acertar? Vencer o ataque através do vazio é o primeiro fundamento da estratégia chinesa, ou seja, trabalhar com a ausência do ego.
No estudo da estratégia, se diz que os grandes mestres de estratégia trabalham com o princípio da ausência do ego. Se as pessoas não tivessem ego, não haveria luta entre elas. Se, por exemplo, você tem um profundo apego por chocolate, quem na verdade tem esse apego? O seu “eu”, que é o seu ego. Com a ausência do ego, não vai existir o apego ao chocolate. Nesse caso, você poderia até comer o chocolate, mas não teria apego a ele, não seria viciado. Apego é aquilo que você quer. Mais do que isso. É algo que você não consegue deixar de querer. Em outras palavras, apego é vício. Nós somos viciados em inúmeras coisas. Existem pessoas que são viciadas, por exemplo, em cuidar de outras pessoas. Existem aquelas viciadas em coca-cola, em dinheiro, em ideologia, em sexo e em inúmeras outras coisas. Todos nós temos alguns vícios, de níveis e tipos diferentes. E existem vícios que, normalmente, nem são percebidos como vícios. Como você poderia não ter vícios? Não tendo um ego, não tendo um “eu”. Se você não tem esse “eu”, como poderia ficar viciado em algo? A ausência do ego faz com que você se torne vazio e, se você é um vazio no sentido da quietude interior (a quietude interior faz com que nos tornemos vazios por dentro), você deixa de ser um alvo para o outro. A ausência do ego coloca seu espírito em estado de quietude, de transparência. Se o arqueiro atira uma flecha no vazio, em que ele vai acertar? Em nada. Então, se você esvazia seu coração, toda força que o seu adversário mandar na sua direção, por mais perversa que seja, não irá acertar em você. Muitas vezes, você está numa festa ou num lugar público e percebe que, quando vira de costas, uma determinada pessoa dirige a você um olhar insistente e negativo. Você, então, poderia lançar mão de uma técnica muito usada por taoístas nessa situação: respirar umas duas ou três vezes prestando atenção ao ritmo da sua respiração para que ela fique tranqüila; não deixar transparecer no rosto nem nas atitudes externas que percebeu o que está acontecendo; e começar a esvaziar seu interior, imaginando que você todo está se tornando um vazio, restando do seu corpo apenas uma silhueta.
Nessa hora, a energia desconfortável daquele olhar vai passar por você como se estivesse passando por um vazio. Algum tempo depois, você vai notar que aquela pessoa está começando a sentir um cansaço imenso, e vai ficar cada vez mais cansada até desistir de olhar para sua direção. Mas se você receber esse olhar e, por não estar esvaziado, for atingido por ele, ou seja, se a pessoa conseguir acertar você com aquela energia perversa, essa mesma energia vai voltar para ela e realimentá-la. No caso contrário, se o olhar dela não conseguir acertar você, ela vai estar, apenas, jogando energia fora. É como se ela estivesse atirando no vazio: as balas do revólver vão acabar e ela não terá acertado em alvo algum, em nada.
Essa técnica de esvaziamento é muito fácil de ser praticada. Ela é muito usada para você não precisar lutar contra a pessoa que está dirigindo a energia perversa para você. E praticando esta técnica você vence a energia perversa sem precisar lutar contra a pessoa que a lançou.
Se essa pessoa ficar usando sua força contra o espaço, vai acabar se cansando. É como dar socos no ar: a pessoa vai se cansar e terminar por ser derrotada por si mesma sem que você, que praticou a técnica do esvaziamento pela respiração, precise sacar uma arma para brigar com ela. Esse é exatamente o ensinamento de como vencer uma ação através da não-ação. Vencer o ataque através do vazio é o primeiro fundamento da estratégia da guerra, ou seja: trabalhar com a ausência do ego. Raciocine desse modo: se eu não existo, quem poderia estar me atingindo? Mas é preciso tomar cuidado porque ausência de ego não significa não tomar uma atitude quando ela for necessária. Se você não tiver ego, mesmo que alguém tente lhe ofender, não vai conseguir porque o eu não existe e, portanto, você não pode ser aquilo que a pessoa disse ser. Ela não vai falar sobre você – então, vai falar sozinha, sem conseguir lhe ofender. No entanto, isso não pode ser um mecanismo de convencimento intelectual. Isso tem de ser o resultado de um esvaziamento interior, de um esvaziamento do eu.
Mas como a ausência do eu é demonstrada na prática, na vida cotidiana? Por meio da tolerância, da aceitação e do coração esvaziado. Uma pessoa que não seja tolerante, acaba por preencher rapidamente o seu limite. Até mesmo popularmente, quando alguém não consegue aceitar mais nada, adota uma expressão facial que demonstra que seu limite foi atingido: “Eu estou cheio, não tenho mais capacidade de tolerar isso, não vou mais tolerar isso”, é o que costuma dizer quem acaba por preencher rapidamente seu limite.
Numa situação como essa, nós nos tornamos “cheios” porque temos um limite que funciona como uma espécie de fundo de garrafa – ou fundo de copo –, que vem a ser, exatamente, o nosso ego. O ego humano é o fundo do nosso copo, da nossa garrafa. O ego faz com que nossa vida, mesmo que seja parcialmente esvaziada, tenha um limite. E a suprema abundância só é adquirida quando nós retiramos esse fundo da garrafa. Desse modo, tudo entra e tudo sai pela garrafa sem fundo e, por isso, a suprema abundância não se esgota.
Um mestre antigo dizia que nós deveríamos saber receber tudo o que vem do mundo e repassar tudo de volta para o mundo. Dessa maneira, a nossa vida torna-se algo vazio e esse vazio permite que a vida flua dentro de nós. É desse processo que vem a alegria sem euforia e a tristeza sem depressão. Vêm coisas saborosas e amargas, e tanto umas quanto outras entram e saem de nós como se estivessem sendo derramadas numa garrafa sem fundo.
Assim, a nossa capacidade tanto de receber quanto de dar nunca termina e, com isso, a vida se torna mais leve porque, nesse momento, deixamos de fluir na vida para deixar a vida fluir em nós. A partir dessa hora nós nos transformamos e ficamos como se fôssemos um tubo por onde a água, que simboliza a vida, passa por nós e vai adiante, fluindo sem parar porque não existe um fundo, um limite que a represe. De modo contrário, se nós tivermos um fundo, como uma garrafa ou um copo, a água não vai fluir. Ela vai encher essa garrafa até seu limite, depois transbordar, e terminar levando o copo ou a garrafa junto com ela, em vez de passar e sair. Então, a pessoa que tem o ego muito forte é levada pelo destino, em vez de permitir que o destino ou a vida passe por ela. Quanto mais esvaziados o copo ou a garrafa, mais a água vai fluir e passar dentro de nós, mais o destino vai passar por nós, e seremos donos desse destino. Quanto menos esvaziados, mais obstáculos a água vai encontrar para fluir dentro de nós e, nesse caso, os papéis serão invertidos: nós vamos passar por dentro vida e ela é que será a dona do nosso destino. Precisamos nos esvaziar para podermos nos tornar receptivos. Sendo receptivos, podemos de fato abraçar todas as coisas e, ao mesmo tempo, permitir que todas as coisas se desenvolvam e se transformem de modo natural e fluido.
O homem iluminado é o que possui a abertura interior.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

No Jardim Dos Meus Amores


No jardim dos teus amores
brotou uma flor diferente
flor com sentimento
flor que chora por dentro

Quando distraído tratas doutras flores
Aquela, que é a mais formosa,
Derrama pétalas as dores
Acostumada aos teus carinhos, quando sem
Põe-se à sangrar os espinhos

Das flores que tu cultivas (cativas)
Algumas ficam expostas e são colhidas
Outras tantas por falta d'água perdem vida
Há ainda outras por ti esquecidas,
Que fazem caminhos de pétalas
como esperança que tu às colecione por toda vida

Mas a rosa mais viçosa anda por ti sofrida
Perderás rosa formosa,
Que julgas-te amor em tua vida
Faz algo se há tempo, ela verte sangue em vida
Pois ás pétalas da ROSA rara,
Por ti não serão esquecidas.

- Anna Carvalho -

Desalento



Às vezes oiço rir, e 'ma agonia
Queima-me a alma como estranha brasa.
Tenho ódio à luz e tenho raiva ao dia
Que me põe n'alma o fogo que m'abrasa"

Tenho sede d'amar a humanidade...
Eu ando embriagada... entontecida...
O roxo de meus lábios é saudade
Duns beijos que me deram noutra vida!

Eu não gosto do sol, eu tenho medo
Que me vejam nos olhos o segredo
De só saber chorar, de ser assim...

Gosto da noite, negra, trsite, preta,
Como esta estranha e doida borboleta
Que sinto sempre a voltejar em mim!

- Florbela Espanca. -

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Abre A Porta À Esperança



Ter esperança
é acreditar num futuro de redenção,
mesmo no meio das realidades mais tristes.
Ter esperança é não desistir de si próprio.
Ter esperança é confiar
que Deus pode transformar tudo.
Ele há-de encher a nossa alma de alegria,
se deixarmos que a Esperança
more no nosso coração.

Mantém a lucidez de espírito.
Não deixes que a tua alma seja toldada
pelas nuvens negras que passam
no firmamento do teu coração.

Quem consegue ver um raio de luz
por entre a neblina dos dias,
quem não deixa de acreditar na Luz,
mesmo que se encontre
na mais profunda das tristezas,
há-de encontrar no meio de todas as contrariedades
e da infelicidade o caminho para a libertação.
A capacidade de encontrar este caminho
nos momentos em que te sentes mais magoado,
desiludido ou desesperado
é o lado mais belo da arte de viver.

Cada um de nós carrega dentro de si
o paraíso para onde caminha.
E sendo assim, toda a caminhada
pode já significar uma antecipação do paraíso em si.
Mesmo que o céu da tua consciência
esteja coberto de nuvens negras
a anunciar tempestade,
nunca te esqueças que na tua alma
há um sol que brilha sempre.
O lugar que Deus habita dentro de ti
é um céu límpido e azul,
marcado pela claridade.
 
- Anselm Grunn -

A Negação Da Morte



A negação da morte


A glorificação da juventude faz-se «naturalmente» na negação e ignorância do envelhecimento e da morte. Vivemos assim numa sociedade que tem cada vez mais tendência a negar a morte e a apagar as suas manifestações mais aparentes. Morrer transformou-se em objecto de escândalo. Os rituais que acompanham o desaparecimento de uma pessoa têm tendência a apagar-se ou, pelo menos, a perder o essencial do valor simbólico e emocional que antes tinham. Estes rituais têm tendência a tornarem-se cada vez mais breves e confidenciais. Já não há furgões mortuários nas ruas, os cortejos funerários desfilam geralmente ao ritmo da circulação rodoviária afogados no anonimato das auto-estradas e dos grandes eixos.
As crianças são elas próprias protegidas da realidade da morte e só a percebem através de uma experiência essencialmente virtual. A nossa existência, essencialmente urbana, já não as põe em contacto com o sofrimento e o desaparecimento de animais, como podia ser o caso num mundo rural. A morte de um cão ou de um gato, a ida para o matadouro de uma vaca ou de um cavalo assumiam, noutros tempos, um sentido imediato, eram acontecimentos que continham, manifestamente, um valor de aprendizagem.
Actualmente, as crianças recebem imagens de cadáveres via televisão ou cinema, mas esses mortos são constantemente banalizados, «virtualizados» e, sobretudo, são cadáveres que vêm de longe[1]. Na maioria das situações, é a violência que prevalece. Isso faz com que a criança sinta dificuldade em imaginar outras circunstâncias que provoquem a morte. Ela só pode ser o resultado de uma acção brutal, num contexto de lutas, de guerras ou de terrorismo. Os cadáveres de que as crianças se podem aperceber através dos media não lhes são explicados já que os próprios adultos acabam por ignorar essas imagens, ou por má consciência ou por ser mais cómodo.
Os jogos de vídeo banalizam e desdramatizam a morte. Cada personagem dispõe geralmente de várias «vidas», o que exclui qualquer fim fatal e definitivo. O inexorável não existe – seria muito difícil de aceitar – mas a sua ausência não permite a aprendizagem de um limite que não pode ser ignorado.
Mais uma vez, os adultos transmitem às crianças a sua própria apreensão da morte. Por exemplo, quando ouço pessoas que estão a viver um luto, espanto-me com o vocabulário por elas utilizado. Raramente falam de «morte», mas sim de desaparecimento ou perca. A palavra «morte» nunca é pronunciada ou então raramente. Diz-se que esta ou aquela pessoa «nos abandonou», ou ainda que se «retirou», que «partiu».
Na mesma ordem de ideias, vejo cada vez mais pais que pedem uma consulta para o filho – cuja idade varia geralmente entre cinco e dez anos –, o qual, segundo eles, fala frequentemente de morte. No espírito de determinados adultos passou a ser insuportável que as crianças possam utilizar um termo que eles já abandonaram. Vêem aí, rápida e facilmente, uma manifestação patológica e, consequentemente, um comportamento inquietante que justifica, aos seus olhos, uma ida ao psiquiatra.
De facto, quando uma criança sente que pronunciar a palavra «morte» é mal aceite pelos pais, até quase se transformar em provocação, ela tenderá a servir-se da palavra como arma de manipulação. Esta criança não está doentiamente obcecada pela morte, apenas utiliza um poder que lhe é dado pelos pais no medo que têm em afrontar, eles próprios, a existência da morte.
A criança tem necessidade de «conhecer» a morte, tal como lhe é necessário descobrir todas as declinações da vida; isso significa que tem necessidade de se confrontar com a realidade total. Geralmente, esta aprendizagem faz-se por volta dos seis, sete anos, ao mesmo tempo que conhece o tempo e, consequentemente, a duração. O finito e o infinito assumem então um sentido para a criança, ela integra a existência de um limite que deveria transformar-se no próprio exemplo de qualquer limite.


- Jacques-Antoine Malarewicz -

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Complexo Do Principezinho




Acima de tudo, Jovem!

Como qualquer outra, a nossa sociedade constrói-se a cada momento a partir, e à volta, de certos valores, que têm um carácter de evidência tal que não parecem poder, nem mesmo dever, ser postos em causa. Insensivelmente, e no espaço de uma geração, da década de 1970 aos nossos dias, a juventude transformou-se no valor central à volta do qual a nossa sociedade de consumo se constrói e desenvolve.
Esta necessidade de promover a juventude manifesta-se não apenas no discurso político mas também na vontade de satisfazer novas expectativas. A esperança de vida não cessa de aumentar nos países mais ricos, a necessidade de filiação faz com que a procriação seja cada vez mais artificial e a morte tende a desaparecer da nossa paisagem mental. De curativa, a medicina acabou por se transformar em preventiva, adaptou-se a todas estas novas solicitações.
E, sobretudo, mudou profundamente a nossa relação com o tempo e com a sua duração. Temos, agora, tendência a fundirmo-nos intimamente ao instante, ao presente imediato. Isso permite libertarmo-nos dos danos da idade. Reencontramos, frequentemente, esta cultura do imediatismo nos períodos de guerra onde a incerteza do amanhã dá um novo sabor ao quotidiano. É, aliás, possível que estejamos em guerra contra os nossos medos.


-
Jacques-Antoine Malarewicz
O Complexo do Principezinho
Lisboa, Estrela Polar, 2007

Tento Equilibrar-me



Tento equilibrar-me
de dentro de mim:

sou curto demais
pra este corpanzil.

Grosseira matéria
a fazer de cárcere

eu, tão delicado
e, talvez, poeta.

Fraqueza ou capricho,
às vezes, ensaio

esta tola cabeça
pra vãos pensamentos.

Mas, logo refugo.
Sinto repelões.

Um frio na espinha
me dá de repente.

Eu rezo pra santa
e desenho a cruz

com dois dedos trêmulos
em cima do rosto

vontade não falta
num dia soturno

se o pudor deixar
(se o medo deixar)

tomar de uma vez
as rédeas da vida,

atirar-me ao mar
ou num precipício,

quem sabe, cortar
estes pulsos magros,

engolir cicuta
ou então racumim...

Ai, Deus, te suplico,
nessa noite extrema,

grite FIAT LUX
e, enfim, amanheça.



- Poesia do meu querido amigo e poeta Falcon -

- Do blog "Dicionário do Mundo" -

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Alimento


De que você se alimenta? Comidas saudáveis, apetitosas, agradáveis ao paladar, apimentadas, gordurosas, com muitos vegetais etc.. Sim, certamente você cuida de seu corpo, como quem cuida de um vaso precioso que lhe serve de canal para acesso a dimensão da matéria. O que fazes com o Espirito que és? Com que o alimentas? Do amor que ativa e impulsiona a vida, da liberdade que amplia os horizontes, da poesia que lhe dá asas ou da ânsia pelo grande encontro consigo mesmo? Aquecer a alma, amar além de si mesmo, libertar o outro de sua necessidade, tornar a vida mais leve são alimentos a serem buscados com alegria e prazer. O alimento material e o espiritual são elementos dos processos e, quando assimilados, devem ser entendidos como componentes importantes da personalidade e da consciência humana. São energias a serviço do Espírito, cuja natureza se expressa no que absorve, sem esquecimento da importância do que se fala ou do que sai pela boca. O alimento envolve o Espírito no fluxo de energias do Universo. Alimentar-se e alimentar alguém é tornar o fluxo da existência o caminho de Deus. Alimente e Ame Sempre.


-Adenáuer Novaes ( Psicologia e Espiritualidade)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novos E Velhos Face À Vida


É muito frequente associar-se a juventude aos dias felizes, e a velhice a dias mais difíceis, ou à infelicidade que ronda as nossas existências.
Faz parte da tradição antiga, literária, filosófica, e também popular. «Nada é mais desonroso do que um homem velho, vergado pelos anos, sem outra prova de que viveu a não ser a da sua idade», disse Séneca, há dois mil anos atrás, transmitindo uma opinião corrente. «Diverte-te enquanto puderes e estiveres na Primavera da vida», aconselhou Ovídio, sensivelmente na mesma altura.
Há, no entanto, opiniões contrárias, ou mais matizadas sobre a felicidade e a sua interligação à questão da idade. A juventude pode não ser uma fase da vida tão feliz como tantas vezes se diz, nem a velhice tão impregnada de juízos de medo e pejada de juízos sobre a falta de sentido da vida.
Nem todos os jovens experimentam a plenitude de que Conrad fala: «Recordo-me da minha juventude e do sentimento que nunca me abandonará - o sentimento de que eu podia durar para sempre, e ultrapassar todos os mares, e toda a Terra, e todos os homens; o enganador sentimento que nos chama às alegrias, aos perigos, ao amor, ao esforço vão - a morte; a triunfante convicção de força, o calor da vida na mão cheia de pó, a chama do coração que depois se esbate a cada ano, tornando-se fria, diminuindo para finalmente expirar - expirar demasiado depressa, demasiado depressa - antes da própria vida.»

Bernard Lovell, por exemplo, apresenta outra perspectiva: «A juventude é vívida, mais do que feliz, mas a nossa memória retém sobretudo as coisas felizes».
Por outro lado, a nossa felicidade ou infelicidade passa por valores, pela nossa sabedoria, expressa na forma como encaramos e controlamos a vida, e os nossos pensamentos e sentimentos. A felicidade depende, nesta perspectiva, daquilo que se passa nas nossas mentes. Tem a ver com filosofias de vida. E, a assim ser, a idade pode contar pouco, ou bastante menos do que se diz. Ou não seguir directamente o sentido da idade…
Os antigos filósofos estóicos costumavam defender isso mesmo. Cícero refere-o, no seu ensaio sobre a velhice (De Senectude): «A idade, quando honrosa, tem uma autoridade que vale mais do que os prazeres da juventude».

E a assim ser, o nosso fim não tem que ser necessariamente tão negro quanto o apresentado por Shakespeare na sua comédia Como Quiserem. «A derradeira cena, término da memorável história da vida, é a segunda infância, a do puro esquecimento, a da falta de dentes, de visão, de paladar, rumo ao nada.»  

- Postado no site "O Sentido Da Vida" A Filosofia No Nosso Quotidiano

Acreditar Na Vida



Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.


- Clarice Lispector -

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Que É Educar?


Educar é produzir um homem feliz e sábio. Educar é produzir um homem que ama o espectáculo da vida. Desse amor, emana a fonte da inteligência. Educar é produzir uma sinfonia em que rimam dois mundos: o das ideias e o das emoções.

Há dois tipos de educação: a que informa e a que forma. A educação que informa ensina o homem a conhecer o mundo em que habita; a educação que forma vai além, ensina-o também a conhecer o mundo que ele é.


O Mestre do amor
de Augusto Cury

O Amor (Khalil Gibran)

~ O Amor ~

(Gibran Kahlil Gibran)

"Então, Almitra disse: “Fala-nos do amor.”
E ele ergueu a fronte e olhou para a multidão,
e um silêncio caiu sobre todos, e com uma voz forte, disse:

Quando o amor vos chamar, segui-o,
Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados;
E quando ele vos envolver com suas asas, cedei-lhe,
Embora a espada oculta na sua plumagem possa ferir-vos;
E quando ele vos falar, acreditai nele,
Embora sua voz possa despedaçar vossos sonhos
Como o vento devasta o jardim.
Pois, da mesma forma que o amor vos coroa,
Assim ele vos crucifica.
E da mesma forma que contribui para vosso crescimento,
Trabalha para vossa queda.
E da mesma forma que alcança vossa altura
E acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol,
Assim também desce até vossas raízes
E as sacode no seu apego à terra.
Como feixes de trigo, ele vos aperta junto ao seu coração.
Ele vos debulha para expor vossa nudez.
Ele vos peneira para libertar-vos das palhas.
Ele vos mói até a extrema brancura.
Ele vos amassa até que vos torneis maleáveis.
Então, ele vos leva ao fogo sagrado e vos transforma
No pão místico do banquete divino.
Todas essas coisas, o amor operará em vós
Para que conheçais os segredos de vossos corações
E, com esse conhecimento,
Vos convertais no pão místico do banquete divino.
Todavia, se no vosso temor,
Procurardes somente a paz do amor e o gozo do amor,
Então seria melhor para vós que cobrísseis vossa nudez
E abandonásseis a eira do amor,
Para entrar num mundo sem estações,
Onde rireis, mas não todos os vossos risos,
E chorareis, mas não todas as vossas lágrimas.
O amor nada dá senão de si próprio
E nada recebe senão de si próprio.
O amor não possui, nem se deixa possuir.
Porque o amor basta-se a si mesmo.
Quando um de vós ama, que não diga:
“Deus está no meu coração”,
Mas que diga antes:
"Eu estou no coração de Deus”.
E não imagineis que possais dirigir o curso do amor,
Pois o amor, se vos achar dignos,
Determinará ele próprio o vosso curso.
O amor não tem outro desejo
Senão o de atingir a sua plenitude.
Se, contudo, amardes e precisardes ter desejos,
Sejam estes os vossos desejos:
De vos diluirdes no amor e serdes como um riacho
Que canta sua melodia para a noite;
De conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada;
De ficardes feridos por vossa própria compreensão do amor
E de sangrardes de boa vontade e com alegria;
De acordardes na aurora com o coração alado
E agradecerdes por um novo dia de amor;
De descansardes ao meio-dia
E meditardes sobre o êxtase do amor;
De voltardes para casa à noite com gratidão;
E de adormecerdes com uma prece no coração para o bem-amado,
E nos lábios uma canção de bem-aventurança."

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Superação Por Amor À Música


Limite é uma palavra que Saulo Laucas Pereira desafia desde que nasceu, há 26 anos. Nos primeiros dias de vida, a família descobriu que o menino era cego e, dois anos e meio depois, os médicos identificaram nele um autismo. Foi a música, aliada ao infinito amor da família e à incansável dedicação de sua mãe que mudaram o caminho de Saulo.
— Ele foi o sexto de dez filhos, e a primeira coisa que pensamos quando descobrimos que Saulo era cego foi “e agora?”.
O lema de nossa família sempre foi um por todos e todos por um, mas, nesse momento, nós nos fortalecemos e nos unimos ainda mais, sempre dando muito carinho a ele — conta a mãe de Saulo, Vanessa Laucas Pereira, de 60 anos.
Ela lembra que, quando criança, Saulo era hiperativo e só se tranquilizava quando ouvia música.
— Aos 10 meses, Saulo passou a ser estimulado por música clássica como parte do tratamento pediátrico.
Era a única maneira de mantê-lo calmo e sem chorar. Eu passei a falar cantando com ele — diz dona Vanessa, lembrando que sentia que alguma coisa ainda estava errada.
— Só quem é mãe entende. Ficava curiosa em saber como penetrar na vida dele, que parecia impenetrável.
Tempos depois, descobrimos o autismo. O desenvolvimento mental do menino foi todo feito por condicionamento. Ele era como um bichinho que teve de aprender de uma forma diferente.
Aos 7 anos, Saulo ganhou um pianinho de criança. A dedicação ao novo brinquedo animou a família a contratar um professor de piano e de canto para lhe dar aulas particulares. Logo, o menino estava executando clássicos da música. Outra surpresa estava por vir quando o professor afirmou que, além de
ser um gênio do piano, o garoto era dez vezes mais gênio no canto.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/09/05/superacao-por-amor-musica-321323.asp

Resgatados Da Solidão Absoluta





"Meu filho Felipe é autista. Ele é um garoto feliz e brincalhão. Mas não foi sempre assim. Quando completou 1 ano e 8 meses, entrou num processo regressivo. Foi perdendo as palavras e as brincadeiras que havia aprendido até então. Era como se eu estivesse perdendo o meu filho." O depoimento é da médica Simone Pires, de 33 anos. Ela chegou a ouvir de um neurologista que Felipe seria incapaz de formar vínculos afetivos e que o melhor seria que o menino ficasse em casa, trancado em seu próprio mundo. Felipe hoje tem 5 anos. Freqüenta a escola, tem amigos, pratica natação. Desde os 2 anos, submete-se a um tipo de terapia comportamental, a ABA (sigla em inglês para Análise Aplicada do Comportamento), criada para tirar o autista do isolamento em que vive e promover a sua inclusão na sociedade. Por meio dela, ensina-se o autista a desenvolver habilidades, como brincar e interagir com amigos, olhar nos olhos de quem lhe fala, demonstrar afeto. Recentemente, para aplacar a angústia da avó depois de um susto, Felipe beijou-a e disse: "Passou. Passou". Até pouco tempo atrás, esse comportamento seria inimaginável para um autista. O progresso de Felipe é resultado dos avanços conquistados no diagnóstico e no tratamento do distúrbio, sobretudo na última década.
Hoje é possível saber se uma criança de 3 meses sofre de autismo, um tipo de perturbação que faz com que ela não interaja com o mundo exterior. O diagnóstico é feito por intermédio de testes de comportamento e questionários respondidos pelos pais. Quanto antes iniciado o tratamento, melhores são os prognósticos. Algumas crianças respondem melhor, outras nem tanto, mas sempre haverá algum ganho com a intervenção precoce. Em alguns casos, como o de Carolina, de 4 anos, o sucesso é praticamente completo. Do silêncio e da reclusão absoluta em que viveu até um ano e meio atrás, a menina passou a conversar com fluência impressionante. Seu desenvolvimento cognitivo e social a levou a níveis bastante próximos dos de uma criança sem problemas.



Origem da Cabala

Quais são as origens da sabedoria da Cabala e quais são as suas fontes?

Origem da Cabala

Origem da Cabala

 
A ciência da Cabala é única na forma como fala de você e de mim, de todos nós. Ela não trata de nada em abstrato, apenas de como fomos criados e como funcionamos em níveis mais elevados de existência.
Muitos livros cabalísticos foram escritos, a começar por Abraão, o Patriarca, que, há quatro mil anos atrás, escreveu um livro chamado Sefer Yetzira (O livro da criação). O próximo trabalho importante foi o Livro do Zohar, escrito no século II a.C. Após o Zohar, temos os escritos de Ari, um renomado cabalista do século XVI. O século XX, por sua vez, viu o surgimento dos trabalhos do cabalista Yehuda Ashlag.
Os textos do Ashlag são os mais adequados para a nossa geração. Eles, assim como outras fontes cabalísticas, descrevem a estrutura dos mundos superiores, como ela descende e como o nosso universo, com tudo o que possui, veio a existir.
O texto de estudo Talmud Eser Sefirot (O estudo das Dez Sefirot), escrito por Yehuda Ashlag, foi concebido como uma ajuda ao estudo, com perguntas, respostas, materiais para repetição e explicações. Ele apresenta a física dos mundos superiores e descreve as leis e forças que governam o universo a partir da esfera espiritual.
Esse material gradualmente transforma os estudantes, porque quando buscamos vivenciar o mundo espiritual, pouco a pouco nos adaptamos às leis espirituais descritas no texto de estudo.
A ciência da Cabala não trata da vida neste mundo. Na verdade, ao estudar esse sistema, alcançamos o nível que possuíamos antes da queda. Durante esta queda, o estudo da Cabala constrói dentro do estudante um sistema igual ao sistema espiritual.
Para assegurar que haja beneficio espiritual da leitura do texto, no Bnei Baruch estudamos apenas com base nas fontes autênticas, dando ênfase naquelas que foram escritas com o propósito de auxiliar o progresso espiritual do estudante.Essas fontes são:
  • O livro do Zohar
  • Os escritos do Ari
  • Os escritos do Rav Yehuda Ashlag
Em sua maioria, nos concentramos nos escritos do Rav Yehuda Ashlag, já que esses textos são os mais adequados para a nossa geração.
 

Grandes Cabalistas Através da História"

O Rav Michael Laitman, PhD oferece uma visão geral da linhagem de Grandes Cabalistas desde Abraão até Yehuda Ashlag

 

                                                                

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NOVO


O novo atrai. Brilha como fogo, aos olhos mais perscrutadores. Fascina, obrigando à formação de uma idéia, mesmo que inicialmente incompreensível. O novo é o renascimento, é a alvorada depois de uma noite escura e tenebrosa, entregue aos monstros do inconsciente. Sua energia vence o cansaço de antigas idéias escravizantes e doentes. O novo é como a criança, que sempre trás algo diferente ao mundo, após seu nascimento. O ciclo compreendido entre o dormir e o acordar, imposto naturalmente à consciência, produz a sensação de que sempre haverá um amanhã, vivo, aberto e disponível à criatividade. Grandes idéias surgiram após períodos curtos ou longos de sono. Na madrugada, o inconsciente fervilha, oferecendo, posteriormente, à consciência, sua produção do novo. Nada retira a certeza interna que existe em cada Espírito, de que possui em si mesmo a capacidade de se renovar resilientemente.

- Adenáuer Novaes-
Psicologia E Espiritualidade

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Saudade

                                                                              
Sinto saudades... De uma pessoa que não sei quem é, mas sei que ela existe, que também está conectada a mim e que, talvez, onde esteja, também anseia por encontrar-me. Sinto saudade de um lugar, em algum lugar, onde meu coração viveu plenas alegrias e gozou de imensa felicidade. Um lugar onde o bem prosperou e o amor fez sua morada. Sinto uma saudade imensa de passear livremente, sem tempo, sem pressa e sem obrigações para com o corpo. Mesmo me sentindo pertencente, daqui não sou, nem me limito a lugar agum. Mesmo prisioneiro do corpo, sei da possibilidade de romper com seus limites e de me lançar para além de mim mesmo, em comunhão com o que me criou. Minha saudade é minha certeza do além de mim e da consciência da eternidade em tudo. Sinto saudades... De uma luz que me guia e me oferece a suave e doce presença da divindade que a tudo permeia. Uma presença que se traduz em certeza, segurança e harmonia. Minha saudade é a companheira a me consolar nas perdas, pois me sinaliza a fugacidade do momento presente, projetando-me para o futuro e para o supra-arquetípico. Satisfazê-la totalmente é como perder o gosto bom da transcendência da vida.
 
- Texto de Adenáuer Novaes -
 
Hoje senti muita...muita saudade do senhor, meu pai...(In Memorian)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Apenas Olhe


Utilize seus sentidos plenamente. Esteja onde você está. 
Olhe em volta. Apenas em volta. Apenas olhe, não interprete. 
Veja as luzes, as formas, as cores, as texturas. Esteja consciente da presença silenciosa de cada objeto. Esteja consciente do espaço que permite a cada coisa existir. (...) 
Deixe que todas as coisas 'sejam'. Mova-se profundamente para dentro do agora.
(Eckhart Tolle)

Aprendendo A Viver

Sempre que a vida me parece cruel e adversa, imponho a seguinte regra a ser seguida: não obedecer aos deuses, mas segui-los. 
Faço isso porque quero, não por obrigação. 
Nada do que vier a me acontecer me abaterá e me deixará com a aparência alterada. 
Aceitarei de boa vontade aquilo que me cabe, pois tudo o que provoca nossos sofrimentos e nossos medos é da lei da vida.
 
 
(Sêneca)

Luz Da Semana


Pai-Nosso... Mãe-Nossa... de olhos mansos, sabemos que estás invisível em todas as coisas.
Que o teu nome nos seja doce, a alegria de nosso mundo.
Traze-nos as coisas boas em que tens prazer: os jardins, as fontes, as crianças,
o pão e o vinho,os gestos ternos, as mãos desarmadas, os corpos abraçados...
Sei que desejas dar-nos nosso desejo mais fundo,
desejo cujo nome esquecemos... mas tu não esqueces nunca.
Realiza pois o teu  desejo para que possamos sorrir.
Que o teu desejo se realize em nosso mundo da mesma forma que ele pulsa em ti.
Concede-nos contentamento nas alegrias de hoje: o pão, a água, o sono...
Que sejamos livres da ansiedade.
Que nossos olhos sejam tão mansos para com os outros como os teus são para conosco.
Porque, se formos ferozes, não poderemos acolher a tua bondade.
Ajuda-nos para que não sejamos enganados pelos maus desejos
E livra-nos daqueles que carregam a morte nos próprios olhos.
Amém.
 
 
(Rubem Alves)

Poema de Amor

 



Preces vão para aquele que é saudade
Sentimentos que traduzo em poesia
Rimas e versos, escritos sem maldade
É um calderão onde trabalho a magia


Poemas escritos no calor da emoção
Ora cheios de fantasia, ora realidade
Risos e lagrímas, uma doce paixão
Poesias que absorvem a pura felicidade


Acalenta a dor, sentimento que maltrata
Emoção que sinto em mim, e calada
Deixo escorrer na única lágrima salgada


Clareada pela branca luz que retrata
A fisionomia de quem é amada
Mesmo que desse amor esteja separada.


Betânia Uchôa
Universo in verso

Mulan, O Filme

baixarfilmesdownload44 Filme Mulan Legendado DVDRip H264
Sinopse do Filme Mulan
A história clássica da heroína chinesa Mulan voltara às telas dos cinemas. Mulan, o longa da Disney, tornou a história da menina que tomou o posto do pai no exército depois que ele adoeceu, conhecida em todo o mundo, e agora
ganha sua versão com personagens verdadeiros. Quando a China é invadida, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai,se alistando disfarçada em um exército só de homens
.